Vindimas

É tempo das colheitas. As vinhas ganham cor e vida, preparam-se os aparelhos nos lagares, chegou a festa ao campo.

Este ano e uma vez mais, a Quinta da Eira vem apresentar o programa das Vindimas, com o intuito de facultar às escolas uma experiência diferente, por meio da qual possam recriar junto dos seus alunos, velhos costumes perdidos no tempo e a vivência de tradições, que urge preservar para bem do nosso património cultural. 

 

 Idade: 3 aos 12 anos

 

 

COMO É A NOSSA VINDIMA?

 

 

 

O nosso ciclo da Vindima começa com a apanha da uva que posteriormente serão conduzidas a uma adega, toda ela equipada com aparelhos de tamanho proporcional à idade das crianças - para que sob a vigilância dos nossos monitores -  possam ser elas a manusear os equipamentos, melhor compreendendo o processo de produção e fabrico do vinho. 

 

 APANHA DA UVA

 

O dia começa com a recolha das uvas, motivada por divertidos jogos, que auxiliarão a perceber, quais as diferenças existentes em cada casta e quais as suas características fundamentais. Para o efeito cada “vindimador” deverá trazer uma tesoura de pontas arredondadas e um pequeno cesto ou balde.

 

 

 RALADOR

 

 

O Ralador é um utensílio utilizado, numa primeira fase, para extrair o sumo da uva através de um processo de esmagamento manual no qual necesitaremos da colaboração dos nossos pequenos assistentes. 

 

 

PISA DAS UVAS

 
 

A pisa das uvas é normalmente realizada num lagar ou numa balsa. Este processo quebra a casca, ao contrário do Ralador os pés esmagam as uvam mas não quebram as sementes deixando-as intactas. É um processo demorado mas de qualidade. 

PRENSA DE CUNHAS

 

 

Nesta Prensa de Cunhas, serão colocadas as uvas provenientes do Ralador ou da Balsa para que possamos extrair a totalidade do sumo da uva, através de um sistema manual de compressão, chamado de vinho doce. O bagaço que resulta deste procedimento é utilizado para a produção de aguardente. 

 

 

ENVELHECIMENTO

 

Esta etapa de envelhecimento em pipo de carvalho é utilizada para melhorar as qualidades, sabores e aromas do vinho. Durante este período irão acontecer diversas reações químicas entre as quais a fermentação. O contacto coma a madeira confere complexas características aromatizantes, de textura, de cor e de sabores. 

 

 

ENGARRAFAMENTO

 

Chegou o mês de janeiro e com ele a necessidade de engarrafar o vinho, aquele que as crianças ajudaram a fazer e deixaram depositado na cuba na altura das Vindimas. Em conjunto com uma equipa de monitores os pequenos enólogos vão descobrir todos os segredos do processo, desde a lavagem, arrolhamento e decoração dos rótulos, para no final levarem uma garrafa, numerada, de série limitada, que poderão oferecer aos pais, para que estes possam brindar num momento especial.

 

Faça uma visita às nossas galerias e veja a série "Segredos das Vindimas", com a Micas da Palha.

Acompanhe-nos no nosso Instagram

 

Por favor entre em contacto connosco para mais informações ou para reservar o seu próximo evento.